Sitemap

No fim, A Vida é um Jardim

2 min readFeb 16, 2018

--

Faz bastante tempo que não escrevo. Faz bastante tempo que tô tentando arrumar a casa. Engraçado como uma atitude pode mudar completamente a sua vida. Até o fim do ano passado eu me sentia submissa. Presa. Me sentia podada. Incompreendida. Errada. E por causa desses sentimentos eu limitei as minhas escolhas e transformei o mundo real em uma caixa de sapato.

Fingi pra mim mesma que podia controlar todas as variáveis do mundo e me culpar pelo não sucesso das minhas escolhas. Dos outros também. Na verdade, eu me culpava até pela desigualdade no mundo. Mas eu não sou tão importante assim neh? Também não tenho todo esse poder. E existe uma infinidade de possibilidades ao meu redor, mesmo que eu não possa ver.
É, eu não posso ver tudo…

A questão é: qual é a questão? Hoje eu tenho todas as respostas. Na verdade todas as que eu preciso. Descobri que não preciso saber tudo. Não preciso ser a melhor, não preciso ganhar super bem, não preciso fazer o que eu não gosto.

Eu posso ser eu, posso viver e posso deixar que vivam.

Photo by Karol D from Pexels

Hoje eu faço florescer. Semeio, rego e podo as ervas daninhas. Aprendi que as ervas daninhas fazem mal às plantas do mesmo jeito que fizeram a mim. E como eu sobrevivi? Cortando todas elas fora. Mesmo que acabe levando algo que você estava acostumado, porque, no fim, onde ela estava, pode nascer algo que você nem imaginava.

Nessa vida, todo mundo deveria fazer um curso de jardinagem. Aprender a regar todos os dias pra se fortalecer. Tirar as daninhas e os bichinhos ruins. Colocar plantas novas, mudar de lugar. Observar o sol. No fim do dia, você cuidou bem do jardim e ele está lindo, mas os bichinhos e plantinhas ruins vão aparecer amanhã de novo e você vai precisar cuidar do jardim pra ele continuar vivo e bonito.

O que faz mal vai estar sempre lá. Negar e fugir pra onde eles não existam é ilusão. Senta, respira e entenda que as duas coisas vão sempre coexistir. Pega um tesoura, terra, adubo e água e vem aqui pra fora. Talvez o nosso papel no mundo seja manter esse equilíbrio, manter o nosso jardim bonito.

--

--

Patricia Nascimento
Patricia Nascimento

Written by Patricia Nascimento

Dream maker, space traveler, tough audience

No responses yet